Atividades para o “Dia da Criança” 2021

Este ano, apesar das circunstâncias adversas, devido à pandemia, a nossa Associação, não quis deixar de assinalar esta data tão importante na vida dos nossos filhos e educandos.

Para tal, seguindo todos os protocolos necessários, conseguimos promover as seguintes actividades, em colaboração e dinamizadas pelo Centro de Ciência Viva de Vila do Conde:

Alunos do EPE: JI CR e JI CO – Atividade “Plasticina Caseira”, dia 1 de junho, das 10h às 11h.

Modelar plasticina é uma das brincadeiras preferidas das crianças. Com ajuda da Ciência podes fabricar a tua própria plasticina de diferentes tonalidades, recorrendo a ingredientes do dia a dia. Será necessário colocar as mãos na massa e dar “asas” à imaginação. Aceitas o desafio?

Alunos dos 1.º e 2.º anos – Atividade “Ora Bolas”, dia 1 de junho, 1.º ano das 10 às 11h e 2.º ano das 11h30 às 12h30.

Quem não gosta de fazer bolinhas de sabão? Desde de soprá-las, arrebentá-las a persegui-las… O fascínio pelas bolas de sabão é transversal a todas as faixas etárias. No decorrer da atividade os participantes irão ter a oportunidade de preparar uma solução caseira de bolas de sabão e testar a resistência da bola de sabão gerada. No final da atividade serão ainda desafiados a tentar fazer bolas de sabão gigantes.

Alunos dos 3.º e 4.º anos –

Atividade “Programar mini-robôs”, dia 2 de junho, 3.º ano das 10 às 11h e 4.º ano das 11h30 às 12h30.

OZOBOT é mini-robô com dimensões muito reduzidas, não mais do que 2,5 cm de diâmetro. É um pequeno engenho da tecnologia que, além de ser divertido, tem um componente educativo muito interessante na introdução de conceitos básicos de programação. Nesta atividade os participantes usam linhas e códigos de cor para programar o mini-robô Ozobot. O Ozzi terá de partir de um ponto inicial e deslocar-se pelo itinerário indicado até chegar ao local pretendido.

Como imaginam, este ano, não foi possível à nossa Associação, realizar qualquer tipo de evento, para angariar verbas que possam apoiar este e outro tipo de iniciativas. Mesmo assim, as nossas crianças merecem!

Contudo, pedimos a quem for possível, que nos ajude a minorar a despesa desta atividade (4 Euros/aluno). Assim, deixamos o nosso IBAN: PT50 0010 0000 4782 7130 00142.

Obrigado e um bem haja a todos!

A Direção da Associação de Pais e Encarregados de Educação da escola Básica N.º 1 de Vila do Conde Vila do Conde, 31 de maio de 2021